Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueira, Daniele Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T13:25:44Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T13:25:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19649 | - |
dc.description | FIGUEIRA, D. T. Constituir-se pedagoga: reflexões na e sobre a escola. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante todo o curso de licenciatura o graduando é estimulado a discutir e refletir sobre diversas abordagens teóricas relativas à sua área de atuação. Todavia, quando estas teorias são postas em prática é que de fato conseguimos perceber os seus impactos e resultados em uma determinada situação de ensino. Nesse sentido, o estágio supervisionado cumpre um importante papel na vida acadêmica do futuro professor, possibilitando a reflexão sobre diversos elementos que permeiam o contexto escolar. Partindo desse pressuposto, o principal objetivo deste estudo é refletir sobre a relevância do estágio supervisionado, no curso de pedagogia, para a compreensão do contexto escolar e para a melhoria da prática docente . Esse trabalho foi desenvolvido a partir de dados coletados e de intervenções realizadas em duas escolas do cariri ocidental paraibano, nas quais direcionamos o nosso olhar ora para a gestão escolar, ora para a prática docente em turmas do pré II e do 4º ano do ensino Fundamental I. A partir desta vivência pudemos perceber que um dos grandes desafios impostos ao docente é a superação da dificuldade de leitura, enfrentada por boa parte do alunado no país, exigindo um trabalho eficaz na perspectiva da alfabetização e do letramento com práticas de leitura significativas para os alunos (ROJO, 2010). Nesse sentido, percebemos que o letramento literário (SOUZA; COSSON, 2015) pode ser um caminho interessante tanto para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre essa área e melhorar sua compreensão leitora como para despertar o gosto pelo hábito de ler. Assim, concluímos que a escola é um ambiente dinâmico, variável e desafiador, exigindo sempre uma postura humanizada, crítica e democrática, independente do lugar ocupado neste ambiente educacional, seja o gestor, no comando da escola, seja o professor, no seu contato diário e direto com o aluno e suas dificuldades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fábio Marques de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Constituir-se pedagoga: reflexões na e sobre a escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniele Tavares Figueira.pdf | PDF - Daniele Tavares Figueira | 115.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.