Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueira, Daniele Tavares-
dc.date.accessioned2019-06-07T13:25:44Z-
dc.date.available2019-06-07T13:25:44Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19649-
dc.descriptionFIGUEIRA, D. T. Constituir-se pedagoga: reflexões na e sobre a escola. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.pt_BR
dc.description.abstractDurante todo o curso de licenciatura o graduando é estimulado a discutir e refletir sobre diversas abordagens teóricas relativas à sua área de atuação. Todavia, quando estas teorias são postas em prática é que de fato conseguimos perceber os seus impactos e resultados em uma determinada situação de ensino. Nesse sentido, o estágio supervisionado cumpre um importante papel na vida acadêmica do futuro professor, possibilitando a reflexão sobre diversos elementos que permeiam o contexto escolar. Partindo desse pressuposto, o principal objetivo deste estudo é refletir sobre a relevância do estágio supervisionado, no curso de pedagogia, para a compreensão do contexto escolar e para a melhoria da prática docente . Esse trabalho foi desenvolvido a partir de dados coletados e de intervenções realizadas em duas escolas do cariri ocidental paraibano, nas quais direcionamos o nosso olhar ora para a gestão escolar, ora para a prática docente em turmas do pré II e do 4º ano do ensino Fundamental I. A partir desta vivência pudemos perceber que um dos grandes desafios impostos ao docente é a superação da dificuldade de leitura, enfrentada por boa parte do alunado no país, exigindo um trabalho eficaz na perspectiva da alfabetização e do letramento com práticas de leitura significativas para os alunos (ROJO, 2010). Nesse sentido, percebemos que o letramento literário (SOUZA; COSSON, 2015) pode ser um caminho interessante tanto para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre essa área e melhorar sua compreensão leitora como para despertar o gosto pelo hábito de ler. Assim, concluímos que a escola é um ambiente dinâmico, variável e desafiador, exigindo sempre uma postura humanizada, crítica e democrática, independente do lugar ocupado neste ambiente educacional, seja o gestor, no comando da escola, seja o professor, no seu contato diário e direto com o aluno e suas dificuldades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fábio Marques de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleConstituir-se pedagoga: reflexões na e sobre a escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Tavares Figueira.pdfPDF - Daniele Tavares Figueira115.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.