Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19652
Título: Educação em valores na perspectiva da formação para a cidadania
Autor(es): Santos, Evanice Leandro dos
Palavras-chave: Educação
Cidadania
Democracia
Data do documento: 16-Dez-2015
Resumo: O trabalho em questão e ora apresentado refere-se a um estudo sobre Educação em valores humanos na perspectiva de formação para a cidadania, no intuito de transformar a escola em um espaço de aprendizagem significativa, constituindo, sobretudo, em um modelo que busca a participação coletiva e democrática. O trabalho fundament a-se a construção de valores, devido a preocupações e problemáticas vividas na escola, tais como elevado índice de violência, desrespeito no relacionamento entre alunos e também de indisciplina dentro e fora da sala de aula, em nosso cotidiano escolar. Como pedagoga e por acreditar que o papel da Escola é ajudar na sociedade, considerando que a mesma deve se preocupar com uma educação articulada ao estudo da realidade, em contexto com os conteúdos curriculares, na instrução das futuras gerações, propus esta reflexão com a formação em valores, condição essencial para o desenvolvimento intelectual, moral e para o exercício pleno da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental. Pautada na Declaração Universal dos Direitos Humanos – que busca a formação de cidadão e cidadãs que valorizem o diálogo, a justiça e o respeito mútuo e tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, (1996), onde a mesma oferece possibilidades para a participação da comunidade no processo de desenvolvimento da escola, o presente trabalho alicerçou-se, constituindo-se com base no processo de educar para a boa convivência no âmbito escolar e na vida por uma cultura de paz. Nesse contexto, o presente estudo considera o ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, observando-se o esforço de democratização do espaço, os desafios, limites e contradições, visando proporcionar um ambiente mais atrativo e acolhedor para que os alunos possam repensar suas atitudes, desenvolver sua afetividade, seu senso de ética, cidadania e justiça.
Descrição: SANTOS, E. L. Educação em valores na perspectiva da formação para a cidadania. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19652
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evanice Leandro dos Santos.pdfPDF - Evanice Leandro dos Santos113.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.