Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19693
Título: Aprendendo a ensinar: Vivências com a natação
Autor(es): Cavalcante, Ivny Medeiros de Brito
Palavras-chave: Natação
Natação infantil
Educação Física
Natação - Ensino
Data do documento: 6-Mai-2018
Resumo: A Pedagogia da Natação tem como propósito desenvolver os métodos de ensino mais eficientes para que os indivíduos adquiram as habilidades que constituem o domínio da natação. Nadar é uma habilidade motora presente desde o nascimento e que passa por mudanças em sua organização ao longo da primeira infância. Os objetivos deste estudo foram apresentar as experiências vivenciadas no processo de construção acadêmico-profissional de uma atuação no ensino da natação infantil em uma academia; em uma escola e durante o estágio supervisionado do curso de Educação Física-UEPB. As atividades foram vivenciadas em 2016 na natação infantil em academia na cidade de Campina Grande-PB, com 12 a 15 alunos tendo 2 aulas semanais alternadas, segundas e quartas, terças e quintas feiras. No ano de 2017, foi realizado um trabalho com a natação infantil em uma escola Particular da Cidade de Campina Grande-PB. Em 2018 a vivência ocorreu nas escolinhas do DEF – Departamento de Educação Física – UEPB, especificamente na escolinha de natação infantil no estágio supervisionado IV. Neste percurso de processo de construção acadêmico-profissional na natação infantil, o conhecimento das atividades aquáticas era mais prático que teórico, isso oportunizou unir as duas formas de conhecimento, estudar, tirar dúvidas nas diversas situações apresentadas. Foi possível observar uma mudança na metodologia de planejamento e na execução de atividades, o que tornou o trabalho com os alunos mais eficaz, demonstrando resultados mais satisfatórios. A diversidade do público atendido também foi de grande contribuição, pois assim foi possível entender a individualidade biológica, onde se respeitou aspectos inclusivos, sociais e culturais.
Descrição: CAVALCANTE, I. M. de B. Aprendendo a ensinar: Vivências com a natação. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19693
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivny Medeiros de Brito Cavalcante.pdfPDF - Ivny Medeiros de Brito Cavalcante8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.