Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19703
Título: Relato de experiência: Os benefícios da prática do ciclismo “moutain bike” por grupos de pessoas, aliado a debilidade respiratória
Autor(es): Morais, Núbia Carla Silva
Palavras-chave: Ciclismo
Asma
Rinite
Mountain bike
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: A vivência desta experiência e o processo de relata-lo são importantes durante a graduação, ajudando na construção de informações, ideias e empregar futuros pensamentos dentro desse tema escasso, através de referências bibliográficas. Este trabalho foi produzido para expor a vivência de um grupo de ciclistas “Mountain bike” amadores, onde alguns dos envolvidos tinham e/ou compartilhavam da mesma debilidade respiratória – Asma e Rinite, e da mesma pratica em comum, favorecendo grandes benefícios para vida dos praticantes. Ocorreu no período janeiro a novembro de 2013, na cidade de Araruna-PB e cidades circunvizinhas, que fazem divisa da Paraíba e o Rio grande do Norte, tendo como cenários a área rural e área urbana, entre amigos e familiares, composta por uma faixa etária entre 12 anos a 22 anos, gênero feminino e masculino, equipe com 6 pessoas, entre esses 3 eram asmáticos e 1 também portadora de rinite alérgica. Além disso, os dias para a pratica era de acordo com a disponibilidade de cada um, havendo um consenso entre o grupo, sobre os dias, horário e percurso. Relatar a experiência vivida com pessoas asmáticas e não asmáticas aliado ao Mountain Bike, trazendo dessa unificação os benefícios proporcionados como, diminuição nas crises asmáticas, diminuindo o desconforto do broncoespasmo, aumento das capacidades físicas, psicológicas, e das habilidades motoras. As referencias bibliográficas contribuíram, enxergando o aumento da aproximação das pessoas com a natureza e a sociedade, esporte usado como lazer, exercício físico, benefícios na diminuição das crises alérgicas e asmáticas, e os benefícios para o corpo e mente.
Descrição: MORAIS, N. C. S. Relato de experiência: Os benefícios da prática do ciclismo “moutain bike” por grupos de pessoas, aliado a debilidade respiratória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19703
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Núbia Carla Silva Morais.pdfPDF - Núbia Carla Silva Morais14.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.