Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Daniel Batista-
dc.date.accessioned2019-06-13T18:40:44Z-
dc.date.available2019-06-13T18:40:44Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.otherCDD 792.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19706-
dc.descriptionSANTANA, D. B. Prática de ensino, dança e Ensino Médio: Apontamentos refletidos na formação de professor. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar é marcado historicamente pelas datas comemorativas e eventos escolares (abertura de jogos ou culminância de projetos), muitas vezes, sem atribuição de sentido e significado ao que se dança. Nesse contexto nota-se um esvaziamento teórico para com o trato da mesma. No ensino médio as questões da evasão escolar são recorrentes como apontam pesquisas que, por sua vez, estão relacionados às diversas problemáticas (trabalho para ajudar a renda familiar, desencanto com a escola, dentre outros). A presente pesquisa estabeleceu como objetivo geral apresentar e discutir o processo de ensino da dança contemporânea no ensino médio, destacando eixos fundamentais da prática pedagógica para a formação de professor a partir de uma ação extensionista. Os objetivos específicos foram: identificar e refletir sobre as potencialidades e fragilidades do processo de ensino da dança, como também, apontar e refletir sobre as estratégias metodológicas que nortearam a busca do protagonismo e da autonomia do aluno. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa intervenção, tendo como de fonte de produção de dados: o pl ano de ação, caderno de campo (registro, reflexões e avaliação das aulas), filmagens, fotografias e as produções textuais dos alunos. A ação extensionista foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, na cota de vigência de 2017, numa turma do ensino médio com 15 alunos, com aulas duas vezes na semana e duas horas de duração. A fim de uma melhor organização optou-se aqui em dividir a análise e discussões em três atos, sendo eles: I ato) O fazer-pensar-criar a dança na escola: textos e contextos no ensino médio; II ato) Apontamentos para a formação do professor e por fim; III ato) As potencialidades da extensão na formação do professor de Educação Física. Nesse sentido, foi possível notar que a Dança pode e dever ser desenvo lvida nas aulas de Educação Física fundamentadas em pressupostos teórico-prático, científico-pedagógico articuladas com diversas leituras críticas da relação dança/mundo. Um outro dado deixado por este estudo a partir da experiência na extensão universitária, é que a escola e professores precisam, verdadeiramente, acolher os saberes que seus alunos trazem consigo sem julgá-los ou rotulá-los, compreendendo que a grande questão não é negar os conhecimentos clássicos, mas valorizar o saber contemporâneo trazid os por esses alunos enquanto seres ricos de experiências historicamente construídas. E a respeito da importância da extensão universitária na formação do professor de Educação Física se deu aqui pela sua especificidade de ser processo educativo, cultural e cientifico que vislumbra uma efetivação de uma práxis transformadora que nos direcionou nessa pesquisa para o constante repensar do fazer pedagógico. Nessa perspectiva a evasão escolar pode estar também associada à falta de acolhida, de experiências diversas e significativas que estimulem os jovens a participar da vida escolar. Em suma o trabalho desenvolvido pelo projeto promoveu amizades, despertou e estimulou talentos, respeitou e acolheu as diferenças, trouxe as danças para o cotidiano dos jovens, mudou o olhar dos jovens para com a dança e a escola. Existe a possibilidade que projetos de vida sejam construídos a partir desses encontros com as danças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePrática de ensino, dança e Ensino Médio: Apontamentos refletidos na formação de professorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Batista Santana.pdfPDF - Daniel Batista Santana30.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.