Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19725
Título: Vivência da saúde renovada na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Autor(es): Gomes, Danilo dos Santos
Palavras-chave: Educação Física escolar
Qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com campo de atuação na Escola Municipal Apolônia Amorim, localizada na cidade de Campina Grande - PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estagiário/aluno. Por apresentarem maior faixa etária, o público alvo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) denota um caráter diferenciado, fazendo necessário que o educador utilize metodologias específicas e efetivas. Além disso, como na maioria das escolas municipais, nos deparamos com algumas dificuldades, como por exemplo, a falta de espaço amplo para aulas práticas e equipamentos de áudio visual, além da baixa assiduidade dos alunos. Fatores, estes, que muitas vezes impossibilitam a aplicação de determinados métodos. Entretanto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física para adultos mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos mesmos, através da vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia utilizada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: qualidade de vida. Os temas abordados nas aulas teóricas induziam os alunos à reflexão sobre a realidade do cotidiano em que viviam, possibilitando o desenvolvimento do senso critico para determinadas situações. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiências. A socialização entre os alunos com o universo corporal, em ambas as metodologias, viabilizou a construção de novos saberes, despertando-os a uma prática contextualizada. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o nosso processo de formação, impelindo-nos incentivo à docência.
Descrição: GOMES, D. dos S. Vivência da saúde renovada na Educação de Jovens e Adultos – EJA. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19725
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo dos Santos Gomes.pdfPDF - Danilo dos Santos Gomes11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.