Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Géssica Kajamylle da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-17T17:26:03Z-
dc.date.available2019-06-17T17:26:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19764-
dc.descriptionLIMA, G. K. da S. De memórias e experiências ressignificadas em corda bamba, de Lygia Bojunga. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Literatura infantil e juvenil contribui há muitos anos, na educação de crianças e adolescentes, com o objetivo de chamar a atenção do público infantil e juvenil. Com o passar dos anos, a literatura foi ganhando novos moldes e no Brasil, a literatura infantil e juvenil atual contribui para que as crianças e adolescentes desenvolvam, ao longo de sua educação literária, competências interpretativas para que possam potencializar o domínio da linguagem, auxiliando na construção e desenvolvimento da identidade da criança e do jovem leitor. Nessa perspectiva, temos como objeto de estudo a obra Corda Bamba, da autora Lygia Bojunga. O objetivo desse estudo foi a análise das memórias da personagem principal da história, Maria, utilizando o método crítico-analítico, estruturado metodologicamente por uma revisão de literatura, organizada através da leitura de estudiosos como Cademartori (2006), Candau (2012), Colomer (2017), Heller (2013), Santos (2006), entre outros autores que suscitam reflexões acerca da análise proposta. A questão norteadora da nossa análise literária trata-se da seguinte indagação: como Maria consegue ressignificar suas memórias para ir em busca de sua identidade? Justificamos a escolha do objeto pela necessidade de enaltecermos a literatura infantil e juvenil que mais se aproxima da realidade social, tratando assuntos de importância coletiva, como a obra de Lygia Bojunga. Dessa maneira observamos através do percurso feito por Maria, em busca de superar os traumas e as perdas, uma criança que busca por equilíbrio para superar a morte de seus pais e construir sua própria identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLygia Bojungapt_BR
dc.subjectCorda Bambapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.titleDe memórias e experiências ressignificadas em corda bamba, de Lygia Bojungapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Kajamylle da Silva Lima.pdfPDF - Géssica Kajamylle da Silva Lima4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.