Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Silmara Even Rodrigues da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T18:13:12Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T18:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19768 | - |
dc.description | MARQUES, S. E. R. da S. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos . 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo observar e analisar como acontece o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua em salas inclusivas para surdos. Nesta investigação é realizada a pesquisa de cunho qualitativo, para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com uma aluna surda a fim de conhecer quais as dificuldades ainda existentes relacionadas à Língua Portuguesa como L2. Como aporte teórico deste estudo temos como principais autores Quadros e Schmiedt (2006), Honora & Frizanco (2009) Mori e Sander (2015), Pereira (2014). Acerca dos relatos da entrevista foi possível detectar pontos positivos como a presença de um intérprete nas aulas de Língua Portuguesa, confortabilidade da aluna nas aulas e uma boa relação com a professora, mas ainda muitos problemas atrelados em relação à desenvoltura da leitura e da escrita da aluna, nessa perspectiva são sugeridas uma nova postura do professor de português que junto ao intérprete deve buscar novos métodos de ensino que auxiliem o desenvolvimento do surdo, Foram enfatizados outros aspectos relevantes que devem estar presente na educação dos surdos, o ensino bilíngue na perspectiva da libras como primeira Língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2) , a inclusão em salas de aula comum, e também metodologias diferenciadas que se adequem às necessidades do surdo principalmente com o uso de recursos visuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação dos surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa como L2 | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Silmara Even Rodrigues da Silva Marques.pdf | PDF - Silmara Even Rodrigues da Silva Marques | 4.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.