Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Silmara Even Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:13:12Z-
dc.date.available2019-06-18T18:13:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19768-
dc.descriptionMARQUES, S. E. R. da S. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos . 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo observar e analisar como acontece o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua em salas inclusivas para surdos. Nesta investigação é realizada a pesquisa de cunho qualitativo, para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com uma aluna surda a fim de conhecer quais as dificuldades ainda existentes relacionadas à Língua Portuguesa como L2. Como aporte teórico deste estudo temos como principais autores Quadros e Schmiedt (2006), Honora & Frizanco (2009) Mori e Sander (2015), Pereira (2014). Acerca dos relatos da entrevista foi possível detectar pontos positivos como a presença de um intérprete nas aulas de Língua Portuguesa, confortabilidade da aluna nas aulas e uma boa relação com a professora, mas ainda muitos problemas atrelados em relação à desenvoltura da leitura e da escrita da aluna, nessa perspectiva são sugeridas uma nova postura do professor de português que junto ao intérprete deve buscar novos métodos de ensino que auxiliem o desenvolvimento do surdo, Foram enfatizados outros aspectos relevantes que devem estar presente na educação dos surdos, o ensino bilíngue na perspectiva da libras como primeira Língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2) , a inclusão em salas de aula comum, e também metodologias diferenciadas que se adequem às necessidades do surdo principalmente com o uso de recursos visuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa como L2pt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleO ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silmara Even Rodrigues da Silva Marques.pdfPDF - Silmara Even Rodrigues da Silva Marques4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.