Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19771
Título: Quebrando o silêncio: notas sobre Celie em A cor púrpura, de Alice Walker
Autor(es): Araújo, Natália Talissa Silva
Palavras-chave: Desigualdade de gênero
Subalterno
Mulher negra
A cor púpura
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho pretende levantar uma discussão sobre a condição da mulher, principalmente a mulher negra no século XX, e analisar sua vida de opressão, exclusão e desigualdade de gênero e étnico-racial, observados a partir da protagonista Celie Johnson, no romance de Alice Walker, A Cor Púrpura (1982). Neste estudo observaremos na obra o percurso de subalternidade (SPIVAK, 2010) da personagem, uma mulher pobre, negra, submissa e analfabeta, que é abusada sexual e psicologicamente desde sua adolescência. Exibiremos sua história partindo das situações que a personagem enfrentou: sofrimentos, lutas, silenciamentos e exclusão na sociedade culturalmente machista em que Celie vive. Para realização desta pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizamos textos de: Spivak (2010), Beauvoir (2009), Benjamin (1987), Bordieu (2002), Isik (2017), como forma de amplificar os conhecimentos para a realização deste trabalho. Desta forma, como resultado, notamos que a subalternidade de Celie fez com que ela vivenciasse diversas formas de dominação, mas mesmo diante dos silenciamentos sociais ela nos mostra que há sim como encontrar formas “subversivas” para se fazer ouvir.
Descrição: ARAÚJO, N. T. S. Quebrando o silêncio: notas sobre Celie em A cor púrpura, de Alice Walker. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19771
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Talissa Silva Araújo.pdfPDF - Natália Talissa Silva Araújo2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.