Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19784
Título: A relação de poder no matrimônio no conto "O papel de parede amarelo"
Autor(es): Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Feminismo
Sociedade patriarcal
Dominação masculina
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho tem por principal objetivo discutir as relações de poder no matrimônio no conto “O Papel de Parede Amarelo”, da autora Charlotte Perkins Gilman. Ao longo dos anos esta história foi se tornando um clássico da literatura feminista por abordar várias questões e fazer críticas aos papéis impostos para a mulher no matrimônio. A metodologia usada no trabalho é exploratória, uma vez que visa obter mais conhecimento dos temas estudados através de pesquisas bibliográficas. Este presente trabalho analisa as várias formas de opressão que o feminino sofre durante o decorrer da vida, como é o caso, segundo Roberto Sicuteri (2015) e Jean-Pierre Vernant (2000), daquelas mulheres que têm sua imagem manchada ao irem contra as regras de dominação masculina. Faremos um breve recorte temporal da luta feminina com Guacira Lopes (2013), e, além disso, falaremos sobre o discurso manipulador do homem que utiliza da linguagem para pôr a mulher em estado de submissão e excluí-la, conforme aponta Judith Butler (2018) e Michel Foucault (2014). Observaremos também como a sociedade impõe o casamento na vida das mulheres como único objetivo a seguir com as teóricas Simone de Beauvoir (2016) e Mary Wollstonecraft (2015). Por fim analisaremos as consequências da mulher que se liberta das correntes do masculino no conto trabalhado.
Descrição: PEREIRA, A. P. da S. A relação de poder no matrimônio no conto "O papel de parede amarelo". 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19784
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Pereira.pdfPDF - Ana Paula da Silva Pereira7.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.