Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19794
Título: O preconceito linguístico na rede social Facebook : uma análise dos comentários da página português da depressão
Autor(es): Santos, Alcilane Belarmino Marques
Palavras-chave: Variação linguística
Preconceito linguístico
Internetês
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como o preconceito linguístico está presente no ambiente virtual. Para tanto, buscamos analisar alguns comentários de duas postagens retiradas da página Português da Depressão, inserida na rede social Facebook. Nessa direção, utilizaremos os estudos da Língua realizados pela Sociolinguística, os quais nos mostram através da variação linguística que existem diversas formas de expressão da língua e que o preconceito linguístico é um ato de discriminação a essas variedades. Embasamo-nos também nos estudos acerca do chamado “internetes”, linguagem utilizada no meio virtual que traz a mensagem de forma reduzida e com rapidez ao ser enviada. Desse modo, situamos alguns autores que fundamentam teoricamente essa pesquisa, a exemplo de Cesário e Votre (2011); Bagno (2007) e Rajagopalan (2013). Com relação à natureza da pesquisa, elencamos o cunho qualitativo e o carácter bibliográfico e descritivo. Por fim, a análise do corpus nos mostrou que o preconceito linguístico está presente nos comentários realizados por determinados usuários da página Português da Depressão, os quais na maioria das vezes usam de ironia, sarcasmo e humor para ridicularizar a escrita de outros usuários.
Descrição: SANTOS, A. B. M. O preconceito linguístico na rede social Facebook : uma análise dos comentários da página português da depressão. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19794
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcilane Belarmino Marques.pdfPDF - Alcilane Belarmino Marques2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.