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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Mendes de-
dc.date.accessioned2019-07-02T15:02:52Z-
dc.date.available2019-07-02T15:02:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherCDD 960-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19801-
dc.descriptionOLIVEIRA, J. M. de. O brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo, compreender a diversidade cultural por meio da ludicidade na educação infantil, fazendo um resgate de como as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança, e como os professores podem contribuir para uma educação onde não haja preconceitos dentro dos espaços possíveis para desenvolver os momentos lúdicos. Os principais autores do referencial teórico desta pesquisa foram: MALUF (2003), MOYLES (2006) e TRINDADE (2005). A pesquisa vem mostrar como os professores trabalham a ludicidade na sala de aula, e quais são suas contribuições no ensino da cultura afro-brasileira, fazendo uso da obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira e da África nas instituições escolares por meio da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), onde assim, vem contribuir para o conhecimento da cultura negra. Esta pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo como base um questionário aplicado em entrevista com três professoras da Educação Infantil. Diante as respostas obtidas nessa pesquisa, percebemos a importância do lúdico na educação infantil como um instrumento facilitador, e como a diversidade presente na escola pode ajudar no combate ao preconceito com o diferente se o professor estiver preparado para resolver esses conflitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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