Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19832
Título: A representação do negro na obra de Monteiro Lobato: Leitura de "Negrinha"
Autor(es): Barreto, Ana Rita da Silva
Palavras-chave: Monteiro Lobato
Negrinha
Crítica
Representação do Negro
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: Este trabalho objetiva fazer uma analise social sobre a representação do negro na literatura brasileira, tendo como embasamento e objeto de estudo a obra de Monteiro Lobato, nomeadamente o conto ―Negrinha‖, que integra a coletânea de mesmo nome, publicado em 1920. O autor deste conto é conceituado em profunda apreciação pela critica em geral como um dos maiores ícones da literatura brasileira, cuja atemporalidade de sua obra transcorre o tempo, sendo sempre relevante e atual na construção de valores na sociedade contemporânea. Essa atemporalidade pode ser vista no dialogo estabelecido pelo conto observando o contexto sócio histórico e o contexto vivenciado pela sociedade moderna, atual e inquietante: o preconceito racial. Desse modo o presente estudo de caráter bibliográfico busca discutir e refletir, a partir de uma interação autor , o personagem central do conto e o contexto histórico e social da época, observando também a exposição da figura do negro e o lugar que o próprio ocupa na literatura e, por extensão, na sociedade atual. No entanto o diálogo lobatiano não nos oferece um paradigma da intencionalidade da inserção da personagem negrinha se era apenas uma forma de registrar os acontecimentos relativos ao preconceito racial do período em que o conto se situa, ou se lobato de fato propositalmente denuncia a hipocrisia da burguesia pós cativeiro. Esperamos que a análise nos permita perceber de que forma a figura do negro fora apresentada por ele, se em caráter denuncia ou se alimentada pelos vultos dos velhos conceitos de superioridade racial, herdados desde tempos da escravidão. O entendimento dessa busca faz parte de uma sociedade pretérita e a analise será feita cuidadosamente, procurando destacar os principais pontos relacionados ao termo racismo dentro do conto estudado de Monteiro Lobato e demonstrar que tais fatos relatados em seus escritos podem ser um retrato de influências daquele período. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de FAUSTO (2007), LAJOLO (1999), FERNANDES (2008), dentre outros.
Descrição: BARRETO, A. R. S. A representação do negro na obra de Monteiro Lobato: Leitura de "Negrinha". 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19832
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Rita da Silva Barreto.pdf6.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.