Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19833
Título: A formação do leitor literário no ensino médio: observando os alunos do 3º ano da Escola Valdemiro Wanderley - Santa Cruz - Paraíba
Autor(es): Almeida, Magda Mirele da Silva
Palavras-chave: Literatura
Ensino Médio
Leitura
Ensino
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a leitura e as contribuições da literatura em sala de aula no Ensino Médio, observando assim a postura do educador em relação ao processo de escolarização e de aprimoramento da leitura e o reconhecimento de bons textos literários. A temática abordada é “A formação do leitor literário no ensino médio”, observando alunos do 3º ano do ensino médio, na escola Valdemiro Wanderley, a qual busca promover reflexões que se manifestam nas problemáticas averiguadas sobre as lacunas que circundam o ensino de Literatura no Ensino Médio, como a ausência e consonância da literatura com as aulas de Língua Portuguesa, constatando-se assim, a necessidade de estimular a importância da literatura na formação discente. A metodologia do trabalho abrange uma pesquisa de campo, como também uma revisão bibliográfica nas leituras de Angela Kleiman (2005), Marly Amarilha (2013), Marisa Lajolo (2018), Magda Soares (2008), entre outros. Como também, abordou-se os documentos curriculares, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação para o ensino médio e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, além da observação e aplicação de um questionário ao professor e aos alunos da escola Valdemiro Wanderley. Os dados coletados e as observações feitas, baseadas nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, permitiu a evidenciação de que, ainda que os documentos mostrem uma nova visão e ideia que incentiva a formação ativa dos educandos, este tende a ser um discurso inválido, pois na prática não se efetiva. Assim, acredita-se que o trabalho com textos literários, principalmente os clássicos no contexto escolar, exige do educador uma postura que vai muito além de utilizar como instrumento pedagógico. Faz-se necessário que as propostas evidenciadas sejam postas em funcionamento, e para que isso aconteça é preciso que o educador se coloque ás novas exigências que são impostas para serem praticadas. Portanto, refletir a formação de leitores literários expressa uma reavaliação, ou uma formação para que se efetive significativamente.
Descrição: ALMEIDA, Magda Mirele da Silva. A formação do leitor literário no ensino médio: observando os alunos do 3º ano da Escola Valdemiro Wanderley - Santa Cruz - Paraíba. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19833
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magda Mirele da Silva Almeida.pdf11.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.