Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19837
Título: A representação dos bichos no conto "Os músicos de Bremem", dos irmãos Grimm
Autor(es): Albuquerque, Raimunda Ferreira de
Palavras-chave: Conto
Irmãos Grimm
Bichos
Representação Social
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o conto ―Os Músicos de Bremem‖, dos irmãos Grimm, procurando identificar o papel social que os bichos assumem na história, identificando e caracterizando os personagens na tentativa de perceber a denúncia sugerida na atuação dos mesmos. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como base um referencial bibliográfico acerca da teoria literária, mais especificamente a que descreve o surgimento de uma Literatura voltada para o público infantil, bem como a que apresenta de maneira descritiva a contribuição da obra dos Irmãos Grimm para a formação dessa Literatura, o que nos possibilita caracterizar o estudo como de base bibliográfica. Desse modo, o trabalho em curso foi referendado por autores como Cunha (1989), Teixeira (1956), Souza (2017), Pinheiro (2014) e outros que se fizeram necessários neste percurso investigativo. A análise crítica do conto aponta para a identificação de uma visão social que denota a representação dos bichos no conto, sugerindo a desvalorização dos indivíduos perante a sociedade que visa à rentabilidade, ou seja, não enxergando valores e deixando de reconhecer a força da união dos pequenos agrupamentos sociais.
Descrição: ALBUQUERQUE, R. F. de. A representação dos bichos no conto "Os músicos de Bremem", dos irmãos Grimm. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19837
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimunda Ferreira de Albuquerque.pdf4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.