Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19849
Título: A construção sócio-discursiva do sujeito "Panicat" na mídia: um estudo em análise do discurso em linha francesa
Autor(es): Santos, Francisco Aldemir dos
Palavras-chave: Análise do discurso
ideologias
machismo
sujeito-mulher
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: Diante de uma sociedade que vem se tornando mais reflexiva e consciente, buscando assim se libertar de todas as prisões ideológicas injustas que por tempos tem se instaurado em nosso meio, o presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir as ideologias machistas propagadas no programa televiso Pânico na Tv, possibilitando uma reflexão acerca de como o sujeito-mulher, mesmo diante de tantas conquistas históricas e avanços sociais, ainda permanece sendo vítima de tantos preconceitos e paradigmas ideológicos ofensivos à sua própria liberdade e autonomia. Para a realização do mesmo foi necessário um estudo sobre a Análise do Discurso (AD) em razão de toda a análise está embasada por conceitos e procedimentos pertencentes a essa área da ciência que permite analisar e entender todo discurso ou prática discursiva de maneira mais aprofundada e consistente. Como o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de caráter analítico, descritivo e bibliográfico, optamos assim por uma seleção de teóricos e estudiosos que trabalham como a AD, como é o caso de Orlandi (2009), Michel Pêcheux (1999) entre outros; como também autores que lidam com as questões feministas e que trazem em seus estudos a construção historicosocial do sujeito-mulher, sendo eles: Simone de Beauvoir (1949), Gilles Lypovetsky (1997) etc. A referida pesquisa baseia-se na análise discursiva de algumas reportagens de acontecimentos referentes ao programa Pânico na TV, reportagens essas que trazem, sob pano de fundo, todo o machismo que predomina nesse espaço televiso e os estereótipos machistas formulados às Panicats. Conclui-se, ou melhor, compreende-se com a tal que muitas vezes as ideologias machistas rodeiam nossas práticas discursivas de forma tão natural e velada que nem nos damos conta, porém é necessária mais que uma visão empírica para compreendermos e desconstruirmos toda essa propagação ideológica, e é sob essa visão que o presente trabalho torna-se necessário e relevante para nossa própria construção enquanto sujeitos sociais críticos e reflexivos, uma vez que apresenta como resultado uma reflexão acerca das questões ideológicas machistas que afronta e denigre à figura feminina.
Descrição: SANTOS, F. A. dos. A construção sócio-discursiva do sujeito "Panicat" na mídia: um estudo em análise do discurso em linha francesa. 2019. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19849
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Aldemir dos Santos.pdf15.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.