Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19850
Título: A viagem na literatura infantil: leitura de A casa da madrinha, de Lygia Bojunga Nunes
Autor(es): Gomes, Francisca Uenia Aranha
Palavras-chave: Narrativa
Lygia Bojunga Nunes
Identidade
Viagem
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise da narrativa A casa da madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, procurando identificar o sentido que a viagem assume no enredo protagonizado por Alexandre, personagem principal e, consequentemente, verificar como se dá a construção do personagem, sem deixar de atentar para a caracterização dos demais personagens da obra. Alexandre vive algumas aventuras nesta narrativa e a amizade passa a ser uma das experiências que marca a construção da sua identidade ao longo do enredo. Sendo assim, a análise procura verificar ainda de que maneira a viagem vivenciada pelo personagem colabora para o seu amadurecimento. De um modo geral, trata-se de um trabalho de crítica literária que se fundamenta na pesquisa bibliográfica, pois busca apoio em estudos como os de Cunha (1986), Turchi (2002), Aguiar (2001), dentre outros. A análise demonstrou que Alexandre passou por uma mudança em relação a sua personalidade. Todas as experiências vividas por ele favoreceram o seu amadurecimento, tornando-o forte e determinado, assumindo, consequentemente, uma postura independente, diferente do que o menino se mostrava ser antes, no início da narrativa.
Descrição: GOMES, F. U. A. A viagem na literatura infantil: leitura de A casa da madrinha, de Lygia Bojunga Nunes. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19850
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Uenia Aranha Gomes.pdf5.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.