Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19858
Título: Álbum de família rasgado: como são feitos os remendos sociais
Autor(es): Feitosa, Maria Luzinete Gomes Barreto
Palavras-chave: Incesto
Nelson Rodrigues
Tragédia
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a obra procurando verificar de que maneira o incesto se configura na narrativa de Álbum de Família de Nelson Rodrigues, que é rica para a elucidação da problemática moral e social. Recorrendo a personagens, situações ou motivos que colocam o conflito com uma estrutura sempre presente na existência, o dramaturgo construiu um abrangente mapeamento da moral na sociedade brasileira, incesto é o tema central desta obra. As características marcantes do texto e dos personagens se dão por motivações sociais e economicamente particulares do nosso país. Este método de análise da trama foi escolhido devido ao fato de nos auxiliar numa investigação aprofundada sobre o incesto. Este trabalho está dividido em três partes principais: na primeira parte, são apresentados os elementos pré textuais e a introdução. Na segunda parte, são apresentados o enredo e a trama de Álbum de Família e a trajetória de Nelson Rodrigues. Na terceira parte, é realizado um estudo comparativo entre as obras de Nelson Rodrigues: Álbum de Família, A Falecida e Toda Nudez Será Castigada. No entanto, os valores familiares, principalmente a fidelidade conjugal, são estreitamente ligados à moral católica. Devido aos temas tabus, como o incesto, a traição e a tragédia se classificou como criador de um teatro “desagradável”.
Descrição: FEITOSA, M. L. G. B. Álbum de família rasgado: como são feitos os remendos sociais. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19858
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luzinete Gomes Barreto Feitosa.pdf6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.