Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19861
Título: A construção da identidade do nordestino na obra "Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino" de Patativa do Assaré
Autor(es): Silva, Mayrla Ferreira da
Palavras-chave: Identidade
Sujeito
Nordeste
Sertão
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: Levando em consideração o sujeito e o meio no qual esse está inserido, é possível chegar a diversas conclusões sobre a identidade do mesmo. Sabendo disso, objetivamos pesquisar como se constrói a identidade do sujeito nordestino na obra Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino, de Patativa do Assaré. Sendo assim, propomos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa através da pesquisa bibliográfica, para alcançarmos com pesquisas e discursões o objetivo posto. Buscamos principalmente em ALBUQUERQUE JÚNIOR (2011), BAUMAN (2005), KOTHE (2004), SILVA (2013) as argumentações necessárias para embasar a nossa pesquisa. Após a realização da pesquisa proposta, foi possível identificar que a construção da identidade feita pela literatura canônica que conta o Nordeste, ao fazer escolhas, percorreu um caminho que desenha um sujeito nordestino de modo unificado, não levando em consideração que uma identidade formada em um contexto específico recebe diversas influências. Podemos considerar também que o sertanejo nordestino pode ter sua real identidade mostrada de forma simples e clara através da obra analisada e discutida no decorrer das pesquisas.
Descrição: SILVA, M. F. da. A construção da identidade do nordestino na obra "Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino" de Patativa do Assaré. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19861
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayrla Ferreira da Silva.pdf7.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.