Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Severina Bezerra-
dc.date.accessioned2019-08-08T10:47:15Z-
dc.date.available2019-08-08T10:47:15Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19874-
dc.descriptionPONTES, S. B. O lúdico no ensino fundamental I: uma prática em unidades escolares da cidade de Caiçara/PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de pedagogia. O estágio supervisionado dá oportunidade para a formação de profissionais na área da educação, auxiliando o conhecimento da teoria e da prática, na realidade social, e econômica vivenciada dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é compartilhar o cotidiano escolar, a partir das três fases obrigatórias do Estágio Supervisionado (observação, planejamento e prática), dando ênfase ao lúdico no Ensino Fundamental I. As unidades escolares escolhidas foram a Creche Municipal Maria Juventina Costa de Oliveira e o Instituto Educacional Hadassah, ambas localizadas na cidade de Caiçara/PB. A metodologia utilizada foi a intervenção dos estagiários em sala de aula para ter o conhecimento de como é estar inserido no âmbito educacional do município, para a solução de eventuais problemas que surgem no decorrer da educação. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências a consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno, reforçando a e aprendizagem com o uso do lúdico, em forma de jogos de alfabetização, matemática, escrita e atividades orais permitindo a participação de todos os envolvidos para a construção dos conhecimentos socioculturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectlúdicopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.titleO lúdico no ensino fundamental I: uma prática em unidades escolares da cidade de Caiçara/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Bezerra Pontes.pdfPDF - Severina Bezerra Pontes1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.