Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19875
Título: Produção de cultivares de batata doce em função de lâminas e nitrogênio
Autor(es): Suassuna, Séfora Cordeiro
Palavras-chave: Ipomoea batatas (L.) Lam
adubação mineral
manejo de irrigação
Data do documento: 8-Ago-2019
Resumo: A produção de batata-doce na microrregião Catolé do Rocha-PB é predominantemente cultivada por agricultores familiares sem qualquer técnica agronômica. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o comportamento produtivo e a qualidade das raízes tuberosas da batata-doce Granfina e da cultivar Campina sob lâminas de irrigação e adubação nitrogenada. Os tratamentos foram distribuídos em um delineamento de parcelas subdivididas utilizando o esquema fatorial 2 x 2 x 5 com três repetições, referentes à parcela das duas lâminas de irrigação 100% e 50% ETc, sendo as subparcelas as duas cultivares de batata-doce Granfina e Campina ecinco doses de nitrogênio (0, 30, 60, 90, 120 kg ha-1). Os tratamentos foram submetidos à mesma adubação mineral com NP proveniente de sulfato de amônio (21% N) e fosfato monoamônico (MAP) (48% P2O5). As variáveis analisadas foram número de raízes por parcela, massa radicular por parcela, massa radicular por planta e massa média radicular. Com base nos resultados obtidos, a adubação nitrogenada até a dose de 100 kg ha-1 proporcionou um incremento na produção de cultivares de batata-doce. A batata-doce da casca roxa (Campina) é mais adequada para a região semiárida da Paraíba em relação à batata-doce com casca branca (Granfina). Finalmente, a redução da lâmina de 100% para 50% da ETc causou uma diminuição no rendimento das cultivares de batata-doce.
Descrição: SUASSUNA, S. C. Produção de cultivares de batata doce em função de lâminas e nitrogênio. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19875
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Séfora Cordeiro Suassuna.pdf5.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.