Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19880
Título: Avaliação da produção da videira Isabel em função da aplicação de doses de biofertilizante em intervalos diferentes
Autor(es): Vieira, Joicy Maria Simões
Palavras-chave: Compostos orgânicos
Fertilizantes líquidos
Qualidade
Vitis labrusca
Data do documento: 8-Ago-2019
Resumo: Este trabalho teve por objetivo, estudar os efeitos da aplicação de doses de biofertilizante, em intervalos diferentes, na produção e na qualidade da produção da videira Isabel. A pesquisa foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5x8, com quatro repetições, totalizando 160 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de oito doses de biofertilizante (D1 = 0; D2 = 1; D3 = 2; D4 = 3; D5 = 4; D6 = 5; D7= 6 e D8 = 7 L/planta/ciclo) e de cinco intervalos de aplicação (I1 = 5; I2 = 10; I3 = 20; I4 = 25; I5 = 50 dias) na qualidade e produção da sexta colheita da videira Isabel. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o peso de cachos por planta e o peso do cacho da videira Isabel aumentaram com o aumento da dose do biofertilizante até limites ótimos, que proporcionaram valores máximos; o peso de cachos por planta e o peso do cacho da videira Isabel diminuíram com o aumento da dose do biofertilizante acima dos limites ótimos; os valores de peso de cachos por planta e de peso do cacho diminuíram com o aumento do intervalo de aplicação, com exceção do intervalo I2 (10 dias), que proporcionou os maiores valores; e a qualidade da produção da videira Isabel não foi afetada de forma significativa pelas doses de biofertilizante, pelos intervalos de aplicação e pelo efeito interativo.
Descrição: VIEIRA, J. M. S. Avaliação da produção da videira Isabel em função da aplicação de doses de biofertilizante em intervalos diferentes. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19880
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joicy Maria Simões Vieira.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.