Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19881
Título: Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de Aspidosperma pyrifolium Mart. em função de diferentes substratos
Autor(es): Batista, Samylle Garcia
Palavras-chave: Mudas florestais
Sementes
Vigor
Germinação
Data do documento: 8-Ago-2019
Resumo: O experimento teve como objetivo avaliar a influência de diferentes substratos na emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de Pereiro (Aspidosperma pyrifolium Mart.) em condições de casa de vegetação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus IV. Foram avaliados os seguintes substratos: S1 (Areia lavada 100%), S2 (Vermiculita 100%), S3 (Terra de subsolo 100%), S4 (Areia lavada + Vermiculita na proporção de 1:1), S5 (Areia lavada + terra de subsolo na proporção de 1:1), S6 (Vermiculita + Terra de subsolo na proporção de 1:1) e S7 (Areia lavada + Vermiculita + terra de subsolo na proporção de 1:1:1). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 7 tratamentos (substratos) e 4 repetições de 25 sementes. Foram avaliados os seguintes parâmetros: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento e massa seca das plântulas. De acordo com os resultados obtidos, os substratos S2 (vermiculita 100%) e S4 (areia lavada + vermiculita na proporção de 1:1), foram os mais apropriados para avaliação da qualidade fisiológica das sementes de A. pyrifolium. Não houve emergência de plântulas de A. pyrifolium no substrato S3 (Terra de subsolo 100%).
Descrição: BATISTA, S. G. Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de Aspidosperma pyrifolium Mart. em função de diferentes substratos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19881
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samylle Garcia Batista.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.