Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19885
Título: Crescimento da abobrinha italiana sob fertilização com nitrogênio e silício, no semiárido paraibano
Autor(es): Oliveira, Iurian Acioli de
Palavras-chave: Curcubita pepo L
Adubação silicatada
Adubação nitrogenada
Data do documento: 8-Ago-2019
Resumo: A abobrinha italiana ou de moita destaca-se como uma das dez hortaliças de maior importância do país. Entre os nutrientes de maior demanda por plantas, o nitrogênio é um dos mais importantes. Nas cucurbitáceas, o aumento da dose de N, de forma limitada, fornece incremento na área foliar da planta, tendo um efeito na produção de fotoassimilados e, consequentemente, a produção de frutos. O silício (Si) é um elemento benéfico para as plantas que pode incrementar seu crescimento em condições de semiárido e ainda refletir na qualidade e na produção, mas cujos efeitos não são conhecidos com a aplicação foliar do elemento na abobrinha italiana. Objetivouse com este trabalho avaliar a influência de doses de nitrogênio e silício, no crescimento e fitomassa de abobrinha de moita, cv. caserta, no alto sertão paraibano. O experimento foi realizado, no período de 02 de novembro de 2017 a 03 janeiro de 2018, em condições de campo no setor de agroecologia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus IV, no município de Catolé do Rocha – PB. Os tratamentos foram distribuídos em parcelas subdivididas em delineamento com blocos casualizados (DBC), adotando-se o esquema fatorial (2 x 6) com três repetições, a parcela foi formada pelos níveis de silício (0 ; 6 g/planta-1) e as subparcelas constituídos por seis níveis de nitrogênio (0; 30; 60; 90; 120 e 150 Kg/ha) a fonte de nitrogênio utilizada foi ureia (45% de N). Os níveis de silício foram baseados em uma estimativa de 60 kg/ha, utilizou-se o silício Bugram Protect® com dióxido de silício 100% puro, pH 6/8 e umidade de 0,90%, perfazendo 36 parcelas experimentais As colheitas tiveram início aos 45 dias após a semeadura e foram realizadas até o esgotamento da capacidade produtiva das plantas por volta dos 60 DAP. Avaliaram-se altura da planta (cm), diâmetro do caule (mm), área foliar (cm), massa fresca total e massa seca total da planta (g planta)-1 . Pelos resultados obtidos, adubação com silício proporcionou incremento no crescimento e fitomassa da abobrinha italiana. Por fim, a adubação nitrogenada proporcionou incremento no crescimento e fitomassa até a dose 46 g planta, correspondente a 460 kg ha-1 de nitrogênio.
Descrição: OLIVEIRA, I. A. de. Crescimento da abobrinha italiana sob fertilização com nitrogênio e silício, no semiárido paraibano. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19885
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iurian Acioli de Oliveira.pdf4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.