Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19897
Título: Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente
Autor(es): Paulo Júnior, Eugênio Pacelli Nunes
Palavras-chave: Educação básica
Valorização docente
Políticas públicas
Data do documento: 7-Ago-2015
Resumo: O presente estudo intitulado: “Reforma Educacional Brasileira: Análise dos Impactos para o Profissional Docente” constitui-se em um trabalho que tem como objetivo central analisar o impacto das políticas educacionais (PEs) iniciadas na década de 1990 e suas sucessivas mudanças até as atuais legislações realçando sua trajetória histórica e repercussões para o profissional da educação básica. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa definimos como questão norteadora “Em que medida as recentes Políticas Educacionais de Formação Docente implicaram na valorização do profissional da educação”? Buscando atender esse foco, o texto está dividido em: 1) A introdução, onde se encontra a apresentação e os motivos que justificam esse trabalho, objetivos e percurso metodológico, o qual se considera de caráter bibliográfico; 2) Contextos e PEs da década de 1990: a reforma da educação, onde nos deteremos na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996 e dos Planos Nacionais de Educação – Lei 10.172/2001; 3) Breve retrospectiva da docência, no Brasil, examinar-se-á os determinantes legais de valorização docente e o debate que vem sendo feito acerca da temática; Finalmente, no item seguinte, analisaremos as questões apresentadas buscando ter um posicionamento crítico acerca das PEs e o impacto efetivo na profissão docente; fechando o texto nossas ponderações acerca deste estudo
Descrição: PAULO JÚNIOR, Eugênio Pacelli Nunes. Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19897
Aparece nas coleções:EAD - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eugenio Paceli Nunes Paulo Júnior.pdfPDF - Eugenio Paceli Nunes Paulo Júnior672.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.