Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19906
Título: Caracterização da base alimentar para ruminantes em Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Martins, Marvin Luan Nogueira
Palavras-chave: Pecuária
Produção Animal
Semiárido
Sistema Produtivo Local
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: Objetivou-se caracterizar a base alimentar para ruminantes no município de Catolé do Rocha-PB. A pesquisa foi desenvolvida em propriedades produtoras de ruminantes localizadas no município. Inicialmente foi feita uma visita técnica a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), onde se constatou o número de produtores cadastrados de bovinos, ovinos e caprinos no município na última vacinação contra febre aftosa. Foi aplicado o método de amostragem probabilística, com amostras aleatórias simples e os dados foram obtidos por meio de entrevistas, com auxílio de formulário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, elaborado especificamente para esse fim, sendo aplicado o quetionario em cada propriedade. Apenas 7,5% dos produtores de ruminantes estão organizados em associação e 22,5% em cooperativa. A grande parte dos criadores (95,0%) não recebe nenhuma orientação técnica. A principal atividade econômica das propriedades pecuárias no município de Catolé do Rocha é bovinocultura representando 67,5% da renda rural. Uma pequena área é reservada para o cultivo de palma forrageira (0,4%) e produção de forrageiras para confecção de silagem e feno com apenas 2,0 e 0,1 ha, respectivamente. A silagem é a forma de volumoso mais utilizado pelos produtores de ruminantes, porém apenas 32,7% fornecem ureia para seus animais. A produção de ruminantes é uma atividade importante e apresenta um potencial para crescimento no munícipio de Catolé do Rocha-PB, no entanto, necessita de ajustes para tornar a atividade competitiva e sustentável. Neste sentido, alguns fatores podem ser levados em consideração para aumentar a participação destes animais na renda dos produtores, tais como: assistência técnica mais efetiva, aumento no plantio de forrageiras adaptadas ao semiárido, incremento na produção de forragens conservadas, reduzindo dessa maneira as despesas com alimentação, notadamente, com os concentrados e utilização de forma sistemática da ureia na alimentação dos ruminantes, seja no concentrado ou durante o período seco do ano.
Descrição: MARTINS, M. L. N. Caracterização da base alimentar para ruminantes em Catolé do Rocha-PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19906
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marvin Luan Nogueira Martins.pdf4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.