Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19907
Título: Indicadores de produtividade de um rebanho ovino durante o período seco no semiárido paraíba
Autor(es): Santos, Sidney da Silva
Palavras-chave: Cordeiros
Desempenho
Eficiência reprodutiva
Suplementação
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: Objetivou-se avaliar os indicadores de produtividade de um rebanho ovino durante o período seco no semiárido paraibano. O experimento foi conduzido no Setor de Caprinovinocultura da Universidade Estadual da Paraíba/Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. Foram utilizados os dados de sete ovelhas mestiças da raça Dorper cruzadas com um reprodutor Dorper puro. Para determinar os indicadores de produtividade das crias foram avaliados oito ovinos jovens que após o nascimento foram identificados com brincos de plásticos e anotados os dados referentes às matrizes e crias. O desmame ocorreu aos 90 dias de idade nos meses de novembro e dezembro de 2018, período seco no sertão paraibano. As pesagens e as avaliações do escore de condição corporal foram realizadas ao nascimento, 30, 60 e 90 dias de idade. Após trinta dias de lactação o rebanho foi suplementado com silagem de sorgo. As ovelhas nos primeiros 30 dias de lactação tiveram uma maior perda de peso e de escore corporal. A prolificidade das ovelhas foi de 1,15, a eficiência produtiva das ovelhas ao parto e ao desmame foi de 0,55 e 0,45, respectivamente. Os cordeiros foram desmamados com peso vivo médio de 14,40 kg, ganho de peso médio diário de 122 g/dia e escore corporal de 2,50. Os dados obtidos foram submetidos à estatística univariada descritiva para cálculo das variáveis estudadas. As ovelhas em lactação durante o período seco do ano perdem peso vivo e escore de condição corporal de forma acentuada e a suplementação é importante para reduzir este efeito negativo, influenciando na produção de leite e promovendo desempenho satisfatório dos cordeiros durante o período seco do ano. Durante o período seco no semiárido paraibano a suplementação é de suma importância para a criação de ovinos objetivando melhorar os indicadores de produtividade do rebanho.
Descrição: SANTOS, S. S. Indicadores de produtividade de um rebanho ovino durante o período seco no semiárido paraíba. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19907
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidney da Silva Santos.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.