Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19912
Título: Avaliação do crescimento e da produção do abacaxizeiro (Ananas comosus L. Merril) em função de doses de biofertilizantes e lâminas de água
Autor(es): Santos, Jéssica da Mota
Palavras-chave: Orgânico
Fertirrigação
Abacaxi
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: A adubação orgânica vem ganhando cada vez mais espaço na agricultura, utilizando resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal, compostos orgânicos, húmus de minhoca e biofertilizante. No semiárido, a economia de água é fator determinante na exploração de qualquer setor, principalmente para o uso agrícola na irrigação; deste modo, a importância do estudo de lâminas de água. Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar os efeitos da aplicação de doses de biofertilizante via fertirrigação e de lâminas de água no crescimento vegetativo e na produção do abacaxizeiro pérola. A pesquisa foi conduzida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com esquema fatorial 4x3 (dose versus lâmina), com quatro repetições, totalizando 48 parcelas. Foram estudados os efeitos da interação no crescimento vegetativo e na produção do abacaxizeiro pérola. Os resultados obtidos mostraram que as variáveis de crescimento vegetativo e produção aumentaram com o aumento da dose de biofertilizante até limites ótimos, já a aplicação de doses superiores a esses limites proporcionaram uma redução nos valores dessas variáveis; Os efeitos de doses de biofertilizante nas variáveis de crescimento vegetativo do abacaxizeiro pérola foram mais significativos na L2 (100% NIB), no entanto, para as variáveis de produção os melhores resultados foram observados na L3 (120%); O fornecimento de nutrientes do abacaxizeiro pérola pode ser realizado pela adubação orgânica utilizando o biofertilizante em substituição aos fertilizantes industriais.
Descrição: SANTOS, J. M. Avaliação do crescimento e da produção do abacaxizeiro (Ananas comosus L. Merril) em função de doses de biofertilizantes e lâminas de água. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19912
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica da Mota Santos.pdf5.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.