Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Alcicleide Lira-
dc.date.accessioned2019-08-14T14:05:17Z-
dc.date.available2019-08-14T14:05:17Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19924-
dc.descriptionCAVALCANTI, A. L. C. O lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, tem por objetivo investigar como a Ludicidade é trabalhada pelo/a professor/a no ensino fundamental, em especial, costumes valores afro brasileiros, também levar um pouco do ensino da cultura negra para a sala de aula. Já que sabemos da obrigatoriedade na lei 10.639/03(BRASIL, 2003) que versa sobre o ensino de história e da cultura afro brasileira nas instituições públicas e privadas. Este estudo é de caráter qualitativo, tal procedimento teve como base de aprofundamento uma aula e a construção de um jogo de tabuleiro bastante utilizado na África por crianças como também no ensino da matemática realizado em uma instituição pública da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira/PB. Como sujeitos de pesquisa tivemos os/as estudantes de uma turma de 4º ano desta instituição. Teve como autores principais autores: MOYLES(2006) FERREIRA (2003) FREITAS (2007) PIAGET (1975) HUIZINGA (2000) CARVALHO(2006). A pesquisa nos mostra como é trabalhado a ludicidade nas escolas e o que os alunos tem como base de conhecimentos sobre a cultura afro brasileira, a pesquisa ao entrar em ação no campo da sala de aula foi uma atividade riquíssima em conhecimentos pois a construção do jogo com os educandos que ocorreu na aula foi de extrema importância para a finalização da minha pesquisa. De acordo com os comentários obtidos no decorrer da aula pude compreender que a ludicidade é a melhor forma de aprendizagem em todas as etapas da vida educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura afro brasileirapt_BR
dc.titleO lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcicleide Lira Cavalcanti.pdfPDF - Alcicleide Lira Cavalcanti893.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.