Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19929
Título: Imagens de pessoas negras no livro didático de história
Autor(es): Silva, Wald'yris Machado da
Palavras-chave: Discriminação racial
Livro didático - história
Pessoas negras
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: ste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar como o livro didático de História apresenta a pessoa negra através das imagens. Essa proposta foi motivada pelas questões que surgiram no componente curricular Educação de Afrodescendente e pelo conhecimento da Lei 10.639/03. A pesquisa foi qualitativa e a análise se deu sobre 10 imagens que retratavam os períodos escravista e o contemporâneo brasileiro. O livro selecionado foi História do Brasil da 7ª série do Ensino Fundamental do Projeto Araribá, A discussão foi feita com a autora SILVA (1995) pioneira no registro sobre a discriminação do negro no livro didático, este, inclusive título do seu livro. Também utilizei Almeida; Pizauro (2017) e pelo livro selecionado contemplar o público juvenil, trabalhei com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Assim, a análise ocorreu em uma perspectiva histórico –social.
Descrição: SILVA, W. M. da. Imagens de pessoas negras no livro didático de história. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19929
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wald'yris Machado da Silva.pdfPDF - Wald'yris Machado da Silva1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.