Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19943
Título: A importância da atividade física para o desenvolvimento da criança na educação infantil
Autor(es): Pereira, Margarida Emidio
Palavras-chave: Atividade física
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 27-Mai-2019
Resumo: A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde que a criança passa a ter contato com o mundo. Na interação com o meio social e físico a criança passa a se desenvolver de forma mais abrangente e eficiente. Isso significa que a partir do envolvimento com seu meio social são desencadeados diversos processos internos de desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento. A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a cerca. Para que esses conceitos sejam desenvolvidos e incutidos no aprendiz, o meio ambiente tem que ser desafiador, exigente, para poder sempre estimular o intelecto e a ação motora desta pessoa. No entanto, não basta apenas oferecer estímulos para que a criança se desenvolva normalmente, a eficácia da estimulação depende também do contexto afetivo em que esse estímulo se insere, essa ação está diretamente ligada ao relacionamento entre o estimulador e a criança. Portanto, o papel da escola no âmbito educacional deve ser o de sistematizar esses estímulos, envolvendo-os em um clima afetivo que serve para transmitir valores, atitudes e conhecimentos que visam o desenvolvimento integral do ser humano. Este trabalho busca sensibilizar os adultos sobre a importância da atividade física no processo de aprendizagem das crianças e o papel do professor na mediação, como facilitador destas atividades, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola: traduzimos, integramos e materializamos o conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir da revisão bibliográfica de autores como Barbosa (2001), Jerônimo (1998), Melo (2006), Neira (2003), entre outros que abordam a temática. Facilitar a apropriação teórica e prática de conhecimentos sobre o desenvolvimento do corpo, por meio de conteúdos e ferramentas que ajudam os profissionais da área a enriquecer suas interações com as crianças.
Descrição: PEREIRA, M. E. A importância da atividade física para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19943
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Margarida Emidio Pereira.pdfPDF - Margarida Emidio Pereira592.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.