Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19949
Título: Relação família e escola: importância e responsabilidades
Autor(es): Mesquita, Carla Petrícia da Silva
Palavras-chave: Família
Escola
Docência
Aprendizagem
Data do documento: 15-Ago-2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo enfatizar a importância da participação da família no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Porfiria Vieira dos Santos, localizada no município de São Bento-PB. Este aborda a importância da parceria entre escola e família, visando proporcionar um ensino de qualidade, partindo do pressuposto que atualmente a não participação da família na vida escolar de seus filhos é cada vez mais comum, e que as famílias alegam vários motivos, dentre eles falta de projetos ofertados pela escola que visem criar parcerias entre ambos. Realizamos uma análise dos dados de uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevistas que foram realizadas na citada escola envolvendo 01 (um) diretor, 03 (três) três professores e 13 (treze) pais, no instrumento usado abordamos duas competências: importância e responsabilidades da relação família e escola. Para tanto, observamos os seguintes autores: Alves (2003); Brito e Melo (2016); Wagner (2016) Vasconcelos (1994), dentre outros. Assim, para unificar essas duas esferas faz-se necessário desmistificar que o conceito de educação é responsabilidade unicamente da escola. Os resultados desse trabalho mostram que para se ter uma boa formação a criança necessita da parceria escola e família, visto que é a na família que são transmitidos os primeiros ensinamentos morais e mais tarde na escola esses são sistematizados e consolidados. Conclui-se que a parceria entre família e escola é uma necessidade para que o processo de ensino aprendizagem seja consolidado de forma eficaz, atendendo aos requisitos almejados por essas instituições.
Descrição: MESQUITA, C. P. S. Relação família e escola: importância e responsabilidades. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19949
ISSN: CDD 371.192
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Patrícia da Silva Mesquita.pdf5.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.