Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19965
Título: Formação de leitores e literatura infantil: a importância do trabalho com a obra de Ana Maria Machado
Autor(es): Lima, Rosany Alves de
Palavras-chave: Formação leitora
Literatura Infantil
Ana Maria Machado
Data do documento: 15-Ago-2019
Resumo: A Literatura Infantil brasileira tem uma história recente e seu surgimento é marcado pela apresentação de obras que se ressentem de um certo pedagogismo que vai aos poucos dando lugar a uma literatura mais lúdica e desprovida do tom moralizante que marca os primeiros textos voltados ao público infantil. Os autores que se reconhecem como escritores que escrevem preferencialmente para esse público surgem nos anos 60 do século XX, sendo nos anos 80 que a crítica acontecer o que chamamos de boom na Literatura Infantil. Na década de 70 Ana Maria Machado vem à tona com a publicação de Bento-que-Bento-é-o-frade, livro que inaugura sua produção infantil, ao qual se somariam Bem do seu tamanho e posteriormente Menina bonita do laço de fita, obra que compõe o corpus de análise deste trabalho, que procura discutir a importância da literatura infantil e, mais especificamente, como a obra de Ana Maria Machado, notadamente Menina Bonita do Laço de Fita, pode contribuir para a formação dos leitores mirins. Trata-se de um estudo de crítica literária, que busca apoio em trabalhos como os de Coelho (2010), Lajolo (1983), Brito (2005), Cunha (2003) dentre outros. Esperamos que este trabalho proporcione uma reflexão sobre a literatura infantil e a obra de Ana Maria Machado, favorecendo a abordagem de suas narrativas em com sala de aula, as quais podem colaborar decisivamente para a formação leitora de nossas crianças.
Descrição: LIMA, R. A. de. Formação de leitores e literatura infantil: a importância do trabalho com a obra de Ana Maria Machado. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19965
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosany Alves de Lima.pdf479.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.