Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19980
Título: A contação de histórias como mecanismo de aprendizagem: uma experiência no estágio supervisionado
Autor(es): Costa, Marta Sibéria de Sousa
Palavras-chave: Contação de histórias
Ludicidade
Leitura
Data do documento: 15-Ago-2019
Resumo: Considerando a importância do imaginário infantil para o desenvolvimento integral da criança, destaca-se a importância da contação de histórias, uma vez que incentiva o prazer pela leitura, possibilita o desenvolvimento do senso crítico, colabora na formação da personalidade da criança, propicia o envolvimento social e afetivo e explora a cultura e a diversidade. Dado o exposto, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da contação de histórias para o desenvolvimento de habilidades diversas das crianças, a partir da vivência durante o Estágio Supervisionado III. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Aranão (1996), Aragão (2012), Brito (1998), Ferreira (2009), PCNs entre outras teorias que defendem a ideia de usar essa metodologia como desenvolvimento integral, ou seja, mecanismo de inclusão no processo de ensino aprendizagem da criança e como estratégia pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais. A pesquisa indica que a contação de história é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança, e que depende do envolvimento de várias funções assim como a linguagem, habilidade e estímulo de forma prazerosa, possibilitando um clima de confiança, descontração e de autoconfiança entre as crianças.
Descrição: COSTA, M. S. S. A contação de histórias como mecanismo de aprendizagem: uma experiência no estágio supervisionado. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19980
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Sibéria de Sousa Costa.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.