Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1999
Título: Ações dos educadores nas escolas públicas na implementação da lei 10639/2003
Autor(es): Dias, Vaneska Silva
Palavras-chave: Educação
Escolas públicas
Negro – Educação
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este trabalho monográfico trata de um estudo sobre a implementação da Lei 10639/2003 nas escolas da rede Estadual e Municipal de Campina Grande na Paraíba. Apresenta também a história e a cultura do povo africano e da população negra na sociedade brasileira. Tem por objetivo apresentar como os profissionais estão trabalhando a referida lei e quais suas experiências em sala de aula e na escola. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo nas escolas supracitadas. A pesquisa se desenvolveu a partir de um questionário com questões abertas e fechadas, respondidas por 12 (doze) profissionais da escola. Está fundamentada em legislações, documentos oficiais, e livros que tratam acerca da temática. O resultado do estudo encaminha para a necessidade de mudança na prática dos educadores, o que possibilitará nas escolas uma nova educação sobre as relações étnico-raciais, numa perspectiva democrática e cidadã, superando o etnocentrismo europeu. Diante disso, o estudo vem contribuir para um maior conhecimento sobre a temática e, consequentemente, o desenvolvimento de novas ações pedagógicas a favor da população negra em nossa sociedade.
Descrição: Dias, V. S. Ações dos educadores nas escolas públicas na implementação da lei 10639/2003. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1999
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vaneska Silva Dias.pdfVaneska Silva Dias486.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.