Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19998
Título: O significado da distopia em Não Verás País Nenhum: uma reflexão literária e política
Autor(es): Almeida, Pedro Caio Sousa
Palavras-chave: Análise literária
Distopia
Recurso literário
Política
Totalitarismo
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este artigo analisou o universo distópico da obra Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, publicado em 1981. A hipótese é a de que a distopia é usada como um recurso literário para tratar de problemas políticos e socioculturais agravados na realidade trazida pelo autor, pois defende-se a ideia de que a literatura pode ser potencialmente um dispositivo de denúncia social. Com base nessa suposição, escolheu-se discutir aspectos internos da narrativa com o propósito de identificar qual o significado da distopia, como o discurso das personagens, o ambiente e o contexto político da obra, a fim de propor reflexões acerca da insatisfação da realidade e do que se pode fazer para melhorá-la. Para a análise, o aporte teórico deu-se à luz de Souza (2016), Mangueira (2016), Hilário (2013), Suvin (2003), dentre outros elucidadores da questão sobre distopia.
Descrição: ALMEIDA, P. C. S. O significado da distopia em Não Verás País Nenhum: uma reflexão literária e política. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19998
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO CAIO SOUSA ALMEIDA.pdf534.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.