Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20006
Título: A ressocialização por meio da educação no sistema prisional brasileiro: estudo em uma unidade no Vale do Mamanguape/PB
Autor(es): Cunha, Glaudemir Cavalcante da
Palavras-chave: Ressocialização
Educação
Sistema prisional
Dignidade humana
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: A presente pesquisa visa estudar a questão da ressocialização por meio da educação no sistema prisional brasileiro. Na contemporaneidade, a ressocialização e a reinserção dos reeducandos ao seio da sociedade pela educação é uma realidade, contudo, necessita de melhorias. Desse modo, esta pesquisa procura analisar, refletir e abordar o uso da educação como forma de ressocialização em uma unidade prisional do Vale do Mamanguape-PB. Para isso, utilizaremos o método quantitativo e qualitativo, com aplicação de questionários e entrevista para entendimento da problematização. Dessa forma, para fins de alcançar o intento, analisamos o sistema prisional brasileiro, a evolução histórica das medidas para a educação prisional no país, os sujeitos da educação, através de uma visão da educação como dignidade humana. Há muito a se fazer para melhorar o cárcere brasileiro e, consequentemente, a estrutura da educação nos ambientes de privação de liberdade. Portanto, este trabalho tem o intuito de despertar na sociedade uma melhor conscientização no tocante a ressocialização na busca pela dignidade humana destes homens e mulheres marginalizados.
Descrição: CUNHA, G. C. da. A ressocialização por meio da educação no sistema prisional brasileiro: estudo em uma unidade no Vale do Mamanguape/PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20006
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glaudemir Cavalcante da Cunha.pdfPDF - Glaudemir Cavalcante da Cunha991.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.