Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20039
Título: Os processos de alfabetização e letramento
Autor(es): Dantas, Edinete Lima
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Leitura e escrita
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: O trabalho tem como objetivo mostrar as dificuldades de leitura e escrita no cotidiano das escolas, e que estas afetam todos os tipos de educandos, como crianças, adolescentes ou adultos, tornando-se um problema a ser enfrentado pelos educadores. Nessa perspectiva, observamos que a questão norteadora do trabalho é quais as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, objetiva –se em compreender o processo de alfabetização e letramento, suas diferenças no processo de aprendizagem das crianças. Essa pesquisa tem uma contribuição, pois se trata de um tema atual e presente em todas reflexões desenvolvida em torno do processo de ensino e aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento deste estudo busca-se compreender, a relação entre os processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre o processo de alfabetização e descrevendo sobre letramento. A metodologia utilizada para esse desenvolvimento dessa pesquisa foi a bibliográfica, a fundamentação em teorias de diversos autores, como sendo, Emília FERREIRO (1996), Luiz Carlos CAGLIARI (2009), Eliana Borges Correia de ALBUQUERQUE (2007), Grigorenko e Ternemberg e Magna SOARES (2001). Nesta perspectiva, observa-se que alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.
Descrição: DANTAS, E. L. Os processos de alfabetização e letramento. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20039
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinete Lima Dantas.pdf498.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.