Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria da Luz Marques-
dc.date.accessioned2019-08-20T11:35:41Z-
dc.date.available2019-08-20T11:35:41Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20043-
dc.descriptionPEREIRA, M. L. M. O gênero fábula e o processamento da leitura e da escrita em sala de aula: uma experiência do estágio supervisionado III. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractHá muito tempo vem se discutindo a respeito do processo de aquisição da leitura e escrita. Nesta perspectiva este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho com fábulas no processamento da leitura e da escrita, a partir das experiências do Estágio Supervisionado III, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Plácido Francisco Saraiva Leão, quando se desenvolveu um projeto de intervenção intitulado “Leitura e escrita nos anos iniciais através da fábula “Dona cabra e os sete cabritinhos” , na tentativa de explicar como deve ser trabalhado não só a leitura, mas também a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir desse gênero, que tanto atrai a atenção das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Jolibert(1994), Vygotsky (1984), Ferreiro e Teberosky, (1985) entre outras fontes que mostram a importância desse trabalho. A experiência revelou que parte dos alunos não está consolidando as competências em leitura e escrita ao final do ciclo de alfabetização e esta problemática está se perpetuando e por mais que haja programas voltados a alfabetização na idade certa, não são o suficiente para concretizar o processo. Mas o que se pode observar é que o trabalho feito de forma dinâmica e atraente provoca reações nos alunos bastante positivas e o projeto de intervenção com fábula através de uma sequência didática, resultou em aulas muito produtivas e com participação e interação dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.titleO gênero fábula e o processamento da leitura e da escrita em sala de aula: uma experiência do estágio supervisionado IIIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Luz Marques Pereira.pdf500.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.