Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria da Luz Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T11:35:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T11:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20043 | - |
dc.description | PEREIRA, M. L. M. O gênero fábula e o processamento da leitura e da escrita em sala de aula: uma experiência do estágio supervisionado III. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há muito tempo vem se discutindo a respeito do processo de aquisição da leitura e escrita. Nesta perspectiva este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho com fábulas no processamento da leitura e da escrita, a partir das experiências do Estágio Supervisionado III, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Plácido Francisco Saraiva Leão, quando se desenvolveu um projeto de intervenção intitulado “Leitura e escrita nos anos iniciais através da fábula “Dona cabra e os sete cabritinhos” , na tentativa de explicar como deve ser trabalhado não só a leitura, mas também a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir desse gênero, que tanto atrai a atenção das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Jolibert(1994), Vygotsky (1984), Ferreiro e Teberosky, (1985) entre outras fontes que mostram a importância desse trabalho. A experiência revelou que parte dos alunos não está consolidando as competências em leitura e escrita ao final do ciclo de alfabetização e esta problemática está se perpetuando e por mais que haja programas voltados a alfabetização na idade certa, não são o suficiente para concretizar o processo. Mas o que se pode observar é que o trabalho feito de forma dinâmica e atraente provoca reações nos alunos bastante positivas e o projeto de intervenção com fábula através de uma sequência didática, resultou em aulas muito produtivas e com participação e interação dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.title | O gênero fábula e o processamento da leitura e da escrita em sala de aula: uma experiência do estágio supervisionado III | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Luz Marques Pereira.pdf | 500.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.