Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20045
Título: Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III
Autor(es): Barros, Paloma Duarte de Sousa
Palavras-chave: Escrita
Leitura
Dificuldades
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho é fruto da experiência obtida no período de atuação como professora-estagiária no Estágio Supervisionado III, na rede municipal de ensino no município de Riacho dos Cavalos/PB, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental, no qual foi possível identificar algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, sobretudo no que tange ao desenvolvimento dos educandos em relação ao aprendizado da leitura e da linguagem escrita. Nesse sentido, esse estudo tem o objetivo de analisar os principais fatores que favorecem para o ensejo de dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita. Uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Cagliari (1997), Freire (1990), Ferreiro (1985), Vygotsky (1998), dentre outros que se preocupam em debater a respeito desse tema. O estudo indica que as principais causas que dão ensejo ao aparecimento de óbices quanto à evolução do processo de aprendizado como um todo são os mais diversos, com enfoque no que tange a escrita e a leitura, tem-se: a ausência de métodos de ensino diferenciados, a falta de parceria da família, dentre outros aspectos que afetam o avanço do processo de aprendizado das crianças. Faz-se necessário, pois que o educador e a equipe escolar visem atuar como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem buscando meios eficientes que desenvolvam as habilidades dos alunos com vistas a garantir um aprendizado de qualidade.
Descrição: BARROS, P. D. S. Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20045
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Duarte de Sousa Barros.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.