Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Josefa de Fátima Fernandes-
dc.date.accessioned2019-08-20T16:44:52Z-
dc.date.available2019-08-20T16:44:52Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20054-
dc.descriptionARAÚJO, J. F. F. Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, tem-se a preocupação de refletir sobre a leitura e a compreensão de textos. Assim, esta é a temática da presente investigação, elaborada com o objetivo geral de refletir sobre os vários níveis de aprendizagem relacionados à leitura de um texto, discutindo o sentido e o enriquecimento que pode proporcionar ao leitor por meio de atividades lúdicas, como a música e a poesia em sala de aula. Objetiva-se também descrever os mecanismos que permitem chegar à apreensão textual de forma a perceber como o funcionamento desses mecanismos atua na memória. Estruturado sob o ponto de vista de alguns especialistas no assunto como Fulgêncio e Liberato (2001), Kleiman (2004), Martins (1994), Orlandi (1998) entre outros. Também se baseia no resgate das experiências dos Estágios Supervisionados, enfocando intervenções didáticas com crianças das escolas-campo de Educação Infantil e Ensino fundamental. Nessas vivências explorou-se mecanismos da leitura integrados à ludicidade, por meio da música, o que tornou possível verificar que esta forma de trabalhar as etapas da leitura envolve e estimula o interesse das crianças, de forma que possa contribuir para a formação de um leitor proficiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosângela de Araújo Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleLeitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreenderpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa de Fátima Fernandes de Araújo.pdf8.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.