Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20070
Título: A construção da autonomia na educação infantil
Autor(es): Nascimento, Jaciele de Lima Azevedo do
Palavras-chave: Autonomia
Educação infantil
Construção da autonomia
Data do documento: 1-Jun-2019
Resumo: Os dois pontos mais importantes da teoria de Piaget para a educação são, a meu ver, seu construtivismo e a ideia de que a autonomia deve ser o objetivo da educação, vou começar a explicando o que Piaget queria dizer com autonomia e depois citarei exemplos de como o professor pode intervir em situações e atividades escolares cotidianas. Um programa curricular infantil baseado na teoria de Piaget é como um programa de desenvolvimento infantil tradicional (que inclui construção como blocos, jogo de faz- de-conta, pintura etc.), mas um programa Piagetiano utiliza essa atividade para desenvolver a autonomia das crianças. O que é autonomia? Em linguagem cotidiana autonomia significa o direito de tomar decisões, como na expressão “autonomia palestina” na teoria de Piaget, porém, autonomia não significa o direito, e sim a capacidade de decidir sozinho entre certo e errado domínio moral bem como entre verdade e independentemente de recompensa e punição. Autonomia é oposto de heteronomia, que significa ser regido por outrem. Pessoas heterônomas são incapazes de decidir por si mesmas entre certo e errado, entre verdade e mentira. Um exemplo excepcional de autonomia de autonomia moral é a luta de Martin Luther King em favor dos direitos civis, King tinha autonomia suficiente para levar em consideração fatores pertinentes e para decidir que as leis que discriminavam os negros eram injustas e imorais. Convencido na necessidade de fazer da justiça uma realidade, ele trabalhou para a extinção das leis de discriminação, a despeito da polícia, das prisões e das ameaças de assassinato utilizadas para detê-lo.
Descrição: NASCIMENTO, J. de L. A. do. A construção da autonomia na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20070
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciele de Lima Azevedo do Nascimento.pdfPDF - Jaciele de Lima Azevedo do Nascimento393.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.