Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20091
Título: A literatura e suas contribuições para o espaço escolar infantil: entre vivências e desafios
Autor(es): Oliveira, Marcela Marinho de
Palavras-chave: Leitura literária
Criança
Educação infantil
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da literatura infantil na rotina das crianças na Educação Infantil. Consiste na síntese de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, abordando as vivências com a experiência literária junto à professora e alunos da pré-escola a fim de responder a seguinte questão: como os livros literários são trabalhados com crianças pequenas e não são ou são esporadicamente, quais as dificuldades enfrentadas? Para alcançar tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo a legislação educacional brasileira no que se refere à criança, como a Constituição Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Foram apresentadas as ideias de autores como Coelho (2000) e Goés (1991) na abordagem da literatura infantil, além de Kuhlmann Jr. (2010) e Oliveira, Z. (2011) enfatizando os passos da Educação Infantil em nossa realidade brasileira. Aliada aos estudos bibliográficos foi aplicada a pesquisa de observação direta intensiva, sendo realizada através da observação participante com atuação direta no espaço da sala de aula de Educação Infantil, seguida de entrevista à professora. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que a literatura infantil tem um papel importantíssimo na vida da criança e a Educação Infantil é a etapa privilegiada para o desenvolvimento das habilidades e competências do fazer literário. Por meio da vivência no espaço escolar, se constatou que a escola enfrenta desafios com relação à inserção da literatura nas atividades da rotina das crianças. As principais dificuldades apresentadas foram à disponibilidade de espaço físico escolar, a limitação de recursos ofertados pela escola, a pouca quantidade de livros existentes e sua acessibilidade a estes, bem como a ausência do livro físico na sala de aula como um ponto importante, entendendo o manuseio e o contato das crianças com os livros infantis como sendo fundamental. Como consequência, tem-se uma literatura limitada aos usos esporádicos ou em projetos e aos recursos existentes na escola. Portanto, diante dos desafios apresentados, conclui-se que esta pesquisa não foi esgotada e que a literatura como uma área ampla de estudos e discussões será ainda ponto de questionamentos e investigações futuras.
Descrição: OLIVEIRA, M. M. de. A literatura e suas contribuições para o espaço escolar infantil: entre vivências e desafios. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20091
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Marinho de Oliveira.pdfPDF - Marcela Marinho de Oliveira1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.