Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20099
Título: Tecnologia da informação, sua proficiência e prováveis mudanças à profissão contábil
Autor(es): Santos, Itamara Keervlin de Oliveira
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Profissional contábil
Proficiência contábil
Data do documento: 6-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A TI tem evoluído a um ritmo cada vez mais acelerado, e assim como vem afetando a população no geral, levanta a questão de como tem influenciado o profissional contábil, e ainda, quais mudanças lhe proporcionará. Tendo como objetivo apontar os avanços da TI na profissão contábil, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura existente sobre temática com o propósito de investigar o que a mesma apontava. Como critério de organização a pesquisa é definida quanto à natureza: básica; quanto à abordagem do problema: quantitativa; quanto aos objetivos: exploratória; e quanto aos procedimentos técnicos: documental. Para a coleta de dados foi seguido um protocolo, que abrangeu o período de 2009 a 2019, através da utilização de palavras-chave, que resultaram em 15 trabalhos selecionados e analisados. A revisão da literatura sobre a temática ocorreu de forma teórica, empírica e histórica. Com base na análise dos trabalhos selecionados, foi possível atestar que a literatura tem indicado que o profissional contábil é moldado com base nos avanços tecnológicos. As mudanças identificadas não compõem um padrão, no entanto, as mais fortemente apontadas, que foram: 1. Desenvolver a capacidade de utilizar ferramentas de TI em nível avançado e 2. Manter atualizadas as habilidades em TI. Desta forma percebe-se uma demanda por habilidades em TI e maior aprofundamento em seu conhecimento, sabendo que a TI já fornece as informações preparadas para análises e auxilio nas tomadas de decisão, o profissional contábil precisa estar apto para o uso da TI, análise de informações e auxilio na tomada de decisões. Foi percebido um número relativamente baixo de trabalhos voltados a este tema, surgindo a necessidade de se realizarem mais estudos para aprofundamento.
Descrição: SANTOS, I.K. de O. Tecnologia da informação, sua proficiência e prováveis mudanças à profissão contábil. 2019. 27f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20099
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itamara Keervlin de Oliveira Santos.pdf7.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.