Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2011
Título: Turma da Mônica: do modelo irreverente de infância para o consumismo de uma marca
Autor(es): Duarte, Lívia Maria Serafim
Palavras-chave: Educação infantil
Historia em quadrinhos
Turma da Mônica – Uso de produtos
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A quantidade de historinha e animações infantis que se tornam propagandas e marketings de empresas publicitárias indica que as crianças são influenciáveis para o consumismo e determinantes na decisão de compra. No tocante à educação, como os educadores podem utilizar as Historinhas em Quadrinhos e filmes animados da Turma da Mônica como uma proposta educativa e não como mero incentivo ao consumismo? A partir desta indagação, o objetivo deste estudo é analisar as relações entre o uso de produtos culturais da Turma da Mônica, em situações de aprendizagem das crianças, e a construção da capacidade de evitar o consumismo, no cotidiano escolar. Esta pesquisa se configura de caráter qualitativa, do tipo pesquisa-ação e se volta para observar as ações das crianças em relação às atividades propostas sobre as HQs e filmes animados da Turma da Mônica nas turmas do 3º ano (B e C) e 4º ano C do Ensino Fundamental, da Escola Augusto dos Anjos, na Cidade de Campina Grande, Paraíba, como também, verifica suas atitudes sobre a proposta didática de educação que previne o consumismo, a partir de atividades que enfatizam a importância da democratização do conhecimento cultural. Os principais autores utilizados neste estudo foram Bauman (2008), Barbosa (1998), Steinberg e Kincheloe (2001) e demais estudiosos que abordam a temática. Esta pesquisa configura-se como apenas um passo para a educação de qualidade; este estudo ainda pode ser mais aprofundado e refletido por diversas práticas, pois esta não se aspira pronta e acabada. Desta forma, espera-se que as reflexões apresentadas contribuam para suscitar questionamentos que nos levem a refletir, perceber as contradições e produzir novas identidades para uma sociedade mais humana. Portanto, educação que previne o consumismo, também significa uma luta pela informação, educação, um esforço pela justiça social e cidadania crítica.
Descrição: Duarte, L. M. S. Turma da Mônica: do modelo irreverente de infância para o consumismo de uma marca. 2011. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2011
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Maria Serafim Duarte.pdfLívia Maria Serafim Duarte13.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.