Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20115
Título: Transparência do regime próprio de previdência social: investigação na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Costa Júnior, Siuman Aguiar da
Palavras-chave: Servidor público
Previdência social
Regime próprio de previdência
Seguridade social
Data do documento: 7-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Em um contexto em que a previdência tem tomado destaque no cenário da execução orçamentária no setor público e as formas de transparência dos gastos públicos estão cada vez mais evoluindo, várias discussões acadêmicas tem surgido buscando compreender até onde a obrigação legal da transparência contribui para a compreensão desenvolveu-se a presente pesquisa objetivando investigar se a obrigatoriedade da transparência dos dados contábeis e gerenciais dos RPPS garante o acesso e melhor compreensão dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba em relação aos dados divulgados pela Paraíba Previdenciária (PBPREV). Como metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, operacionalizada por meio de survey, através de uma amostra de 322 questionários. A amostra era composta de servidores efetivos da Universidade Estadual da Paraíba vinculados ao RPPS estadual, a Paraíba Previdenciária (PBPREV). Como resultados, foi possível verificar que a maioria dos servidores (60%) mesmo possuindo formação acadêmica de nível superior não se interessa pelo acompanhamento da saúde financeira do RPPS, não buscando o acesso aos dados contábeis divulgados e não tendo uma compreensão razoável dos dados da gestão divulgados pelo RPPS.
Descrição: COSTA JÚNIOR, S. A. da. Transparência do regime próprio de previdência social: investigação na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 26f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20115
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Siuman Aguiar da Costa Júnior.pdf6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.