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dc.contributor.authorSantos, Laís Martins dos-
dc.date.accessioned2019-08-22T17:32:58Z-
dc.date.available2019-08-22T17:32:58Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20144-
dc.descriptionSANTOS, L. M. dos. Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista os baixos índices de alfabetização de crianças em idade escolar apresentados em âmbito nacional, através de testes em larga escala monitorados pelo governo federal nos últimos anos, o Ministério da Educação desenvolveu entre os anos de 2011 e 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o intuito de solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades no desenvolvimento da leitura e da linguagem escrita por alunos do 1º ao 3º ano do ensino Fundamental I. Tal programa foi amplamente difundido nos estados e municípios e tornou-se o meio de atingir metas nacionais. Diante disso, a pesquisa aqui realizada é de natureza qualitativa e quantitativa e busca analisar a efetivação do PNAIC em duas escolas da cidade de Mari-PB. Para tal, utilizamos, como base teórica e documental, a Lei (13.005/2014) e as Portarias (867/2012 e 826/2017). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados, dentre outros, os teóricos Hoffmann (2006), Luckesi (2008) e Luz (2013). Foram entrevistados quatro docentes da rede municipal de ensino do referido município e a partir das entrevistas foi possível constatar que, entre os anos de 2013 e 2017, não houve resultados satisfatórios na rede municipal da referida cidade. Podemos concluir que, o programa enquanto política pública é interessante e bem formatado, no entanto, apresenta lacunas em sua forma de execução pelos municípios, o que vem acarretando desafios, tais como: a disponibilização dos recursos financeiros e pedagógicos necessários para a efetivação total do PNAIC.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.titlePrincipais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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