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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Laís Martins dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T17:32:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T17:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20144 | - |
dc.description | SANTOS, L. M. dos. Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista os baixos índices de alfabetização de crianças em idade escolar apresentados em âmbito nacional, através de testes em larga escala monitorados pelo governo federal nos últimos anos, o Ministério da Educação desenvolveu entre os anos de 2011 e 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o intuito de solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades no desenvolvimento da leitura e da linguagem escrita por alunos do 1º ao 3º ano do ensino Fundamental I. Tal programa foi amplamente difundido nos estados e municípios e tornou-se o meio de atingir metas nacionais. Diante disso, a pesquisa aqui realizada é de natureza qualitativa e quantitativa e busca analisar a efetivação do PNAIC em duas escolas da cidade de Mari-PB. Para tal, utilizamos, como base teórica e documental, a Lei (13.005/2014) e as Portarias (867/2012 e 826/2017). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados, dentre outros, os teóricos Hoffmann (2006), Luckesi (2008) e Luz (2013). Foram entrevistados quatro docentes da rede municipal de ensino do referido município e a partir das entrevistas foi possível constatar que, entre os anos de 2013 e 2017, não houve resultados satisfatórios na rede municipal da referida cidade. Podemos concluir que, o programa enquanto política pública é interessante e bem formatado, no entanto, apresenta lacunas em sua forma de execução pelos municípios, o que vem acarretando desafios, tais como: a disponibilização dos recursos financeiros e pedagógicos necessários para a efetivação total do PNAIC. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | PNAIC | pt_BR |
dc.title | Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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