Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorim, Elisiane Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T17:33:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T17:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20145 | - |
dc.description | AMORIM, E. V. de. A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | É importante relatar as dificuldades sobre a formação do Surdo em seu processo de obtenção e renovação da carteira nacional de habilitação e as negligências que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um processo pedagógico que pode afetar a vida do surdo no trânsito, como também a falta de comunicação e suporte na legislação de trânsito para com os deficientes auditivos e surdos. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar a formação do surdo na educação do trânsito enquanto elemento contribuinte para a produção da inclusão social, tendo em vista aspectos positivos e negativos apresentados nas autoescolas desde o primeiro contato com o surdo até sua formação. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico que envolve levantamento de dados de cunho qualitativo e quantitativo, além de pesquisa de campo com a realização de entrevistas e coleta de materiais empíricos. Usamos como base teórica Honora; Frizanco (2009), Voivodic (2004), Sacks (1989) e as leis 10.098/00, 7.853/89, 6.949/09, 5.296/15, entre outras. Nesta última etapa foram entrevistadas cinco pessoas, dentre elas, três surdos e duas intérpretes que participaram do processo de formação de condutores na autoescola no município de Guarabira-PB. Os resultados apontam que, o processo de formação investigado apresenta sérios comprometimentos nos seguintes aspectos: comunicação, acessibilidade e inclusão. As leis existentes, não refletem os direitos dos surdos e, portanto, a execução prática deve ser acompanhada pelos órgãos competentes para que ocorra de fato a inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elisiane Vieira de Amorim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão do Surdo | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Surdo no trânsito | pt_BR |
dc.title | A formação do surdo para aquisição da CNH: entre as leis e a efetivação prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elisiane Vieira de Amorim.pdf | PDF - Elisiane Vieira de Amorim | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.