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dc.contributor.authorBitu, Francisco Tiago Guedes-
dc.date.accessioned2019-08-23T10:57:24Z-
dc.date.available2019-08-23T10:57:24Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.other21. ed. CDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20161-
dc.descriptionBITU, F. T. G. Regimento e projeto político da escola como instrumentos de gestão democrática. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é resultante do projeto de intervenção realizado no Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo geral – Institucionalizar, através da elaboração, apresentação, discussão, apreciação, votação e publicação, o Regimento Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Titico Gomes do Município de São José de Espinharas PB. E os específicos, discutir sobre mecanismos e marcos legais da gestão escolar democrática e identificar a rotina de atividades da gestão escolar na escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relata a experiência vivenciada na escola-campo de Estágio. As contribuições com a institucionalização do Regimento Escolar foram marco significativo para a instituição, cumprindo destacar a riqueza dialógica do processo, obedecendo os trâmites legais e com a efetiva participação da comunidade escolar. Dos marcos legais versando sobre a gestão escolar, a CF e a LDB destacam o princípio da gestão democrática dos sistemas de ensino, com vistas a garantir a participação, visando a construção coletiva da educação com qualidade como direito de todos. Constatamos ainda que, na realidade da escola pesquisada, há um acúmulo de obrigações dificultando ações coordenadas de planejamento e efetivação das funções de gestão escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRegimento internopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectComunidade escolar e leispt_BR
dc.titleRegimento e projeto político da escola como instrumentos de gestão democráticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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