Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20165
Título: Percepção de discentes sobre problemáticas e práticas ambientais na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, Pombal-PB
Autor(es): Lourenço, Valéria Cristina Soares
Palavras-chave: Educação ambiental
Bioma caatinga
Rio Piancó
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: O presente trabalho intitulado Percepção de discentes sobre questões e práticas ambientais na Escola Estadual De Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, Pombal-PB, teve como objetivo realizar oficinas pedagógicas acerca do bioma caatinga e Rio Piancó com alunos de uma escola pública do município de Pombal. Durante as oficinas pedagógicas percebeu-se que é na sala de aula que deve ser trabalhada a Educação Ambiental, principalmente como implantá-la na região em que se vive. A EA nos propicia viver de forma sustentável e preservando o meio ambiente. A educação ambiental pode propiciar uma nova percepção nas relações entre o homem e a natureza, assim como reforçar a necessidade de o homem agir como cidadão na busca de soluções para problemas loco regionais. As atividades foram desenvolvidas com alunos da 1ª série do Ensino Médio, onde foram aplicados questionários sobre o Bioma Caatinga e apresentados seminário sobre o Rio Piancó. Entende-se que recebendo as informações na escola, através de ações educativas sobre os problemas ambientais, os alunos terão mais oportunidades para desenvolver hábitos de defesa e conservação do meio ambiente. A ação do professor é fundamental, porque é ele quem vai proporcionar aos alunos as condições necessárias à mudança de comportamento que se espera deles para que se tornem cidadãos, conscientes da importância das suas atitudes em relação à preservação da natureza e de atuarem como multiplicadores da Educação Ambiental no ambiente em que vivem.
Descrição: LOURENÇO, V. C. S. Percepção de discentes sobre problemáticas e práticas ambientais na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, Pombal-PB. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20165
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeria Cristina Soares Lourenço.pdfPDF - Valeria Cristina Soares Lourenço1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.